Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pierre-Auguste Renoir

Pierre-Auguste Renoir nasceu em Limoges no ano de 1841, mas cedo foi viver para Paris. Foi um dos pintores fundadores do movimento impressionista francês. Foi um pintor da vida social urbana, no entanto, também pinta algumas paisagens.
Apesar de a sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir dava bastante importância à forma; teve mesmo um período em que se dedicou mais à pintura figurativa, evidente na longa série Banhistas. Renoir fez várias viagens, contactou com muitos artistas e obras de arte em diversos estilos, sendo notórias as influências, de Ticiano, Fragonard e Boucher. No período designado por “Período Seco”, Renoir, deixou de pintar ao ar livre e tentou tornar-se um artista de estilo renascentista. Tentou combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. As figuras das suas obras tornaram-se mais imponentes e formais, e muitas vezes abordou temas da mitologia clássica. Os contornos das suas personagens tornaram-se mais precisos e as formas desenhadas com mais rigor e cores mais frias.
A partir de 1889, Renoir dedicou a maior parte do seu tempo a pintar nus e retratos.
Em 1903, Renoir, apresentando sinais de estar a piorar da artrite, mudou-se para Cagnes. Sentindo cada vez mais dificuldades para segurar os pincéis, acabou por ter que amarrá-los às mãos. Começou também a esculpir, na esperança de poder expressar seu espírito criativo através da modelagem, mas também nesta arte ele precisava de ajuda de dois jovens artistas que trabalhavam segundo suas instruções. Renoir trabalhou até ao fim dos seus dias, apesar das suas limitações físicas.
Morre a 3 de Dezembro de 1919, em Cagnes, o pintor da felicidade e da harmonia e das coisas belas – Renoir.
FEIST, Peter H.. Renoir. Tashen, Público, 2004.
CUMMING, Robert. Comentar a Arte. Ed. Civilização, 1995.
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