Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pablo Picasso


Pablo Picasso nasceu em Málaga a 25 de Outubro de 1881,onde passou os seus primeiros anos de vida e começou a pintar sobe a influência do seu pai, que também era pintor e professor de desenho.
O período entre 1901 e 1904 é chamado o período azul da obra deste Pintor e que começou com o quadro “ Evocação – O funeral de Casagemas”. A partir de agora, Picasso deixa a vida libertina de Paris e a euforia dá lugar à melancolia. O tema da obra de Picasso é principalmente a vida miserável dos marginalizados pela sociedade: velhos, pobres, doentes, prostitutas e alcoólicos. A paleta desta fase é em tons de azul e verde azulado.
De 1905 a 1906, a Fase Rosa reflecte o estado de espírito do autor, pois vive um romance com Fernande Olivier, talvez o primeiro amor, entre muitos, de Picasso. As personagens são representadas num clima de ternura e suavidade com dançarinas, acrobatas e arlequins. As cores são esbatidas e os tons predominantemente rosas. Trabalha também em escultura e gravura.
Em 1906 pinta o célebre retrato Gertrude Stein que revela um tratamento do rosto em forma de máscara. Apesar do sucesso da Fase Rosa, Picasso decide abandonar este estilo, esta nova fase é marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, constituindo o protocubismo, movimento que antecedeu o cubismo. Em 1907, Picasso pinta “ Les Demoiselles d’ Avignon”, um quadro pré-cubista, que revela o impacto da arte africana. Este quadro é uma grande tela que sofreu várias modificações e para a qual Picasso elaborou muitos esboços. O corpo e a cabeça são fragmentados em peças angulares, as curvas transformam-se em formas pontiagudas. Não há modelação dos corpos através da luz e sombra, mas a combinação de vários ângulos de visão. Com esta obra, o pintor quebrou todas as tradições e regras naturalistas ocidentais ao representar, de forma cubista, quatro prostitutas. Este quadro representa a revolta contra a arte ocidental desde a Renascença. O rosto das mulheres parecendo máscaras, sugerem o início do Período Negro na sua obra.
Entre 1909 e 1912, Picasso desenvolve outro estilo de pintura – o cubismo analítico, definido pela visão simultânea e multifacetada dos vários aspectos da forma observada. No cubismo analítico há a predominância de poucas cores (preto, cinza e tons de marron e ocre) e a distribuição de luz na tela, varia de um elemento para o outro.
De 1912 a 1919 desenvolve o cubismo sintético começa a elaborar composições nas suas telas, onde conjugava fragmentos de papéis, tecidos, pedaços de jornais, embalagens de cigarros etc. As cores são vibrantes, em sobreposições e transparências de planos.
Picasso dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litografia e gravura sobre linóleo. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir da junção de diferentes materiais.
Aos 87 anos, o pintor regressa ao estilo da sua juventude. Produz, em sete meses, 347 gravuras, retomando temas como os do circo, das touradas, do teatro, do erotismo. Alguns anos depois e de alguns problemas de saúde, Picasso termina a sua produção artística. Os seus 90 anos são comemorados com uma exposição no museu do Louvre, tornando-se o primeiro artista vivo a expor as suas obras neste Museu.
Pablo Picasso morre aos 91 anos, a 8 de Abril de 1973, na cidade de Mougins, na França. Da vasta obra deste versátil pintor, a mais conhecida é o surrealista mural Guernica, que retrata a cidade basca após o bombardeamento pelos aviões de Hitler – um símbolo da crueldade da guerra.
WALTHER, F.. Picasso. Tashen, Público, 2004.
CUMMING, Robert. Comentar a Arte. Ed. Civilização, 1995.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

©2009 Ensin@rte | by TNB