Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

quarta-feira, 3 de março de 2010

Erikson e Freud


Erik Homburger Erikson (1902-1994) foi um psiquiatra responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento.
Erikson desenvolveu e clarificou a teoria de Freud, tornando-a mais completa e um meio de compreensão do desenvolvimento pessoal.
Para Freud, o desenvolvimento pessoal estava terminado por volta dos seis ou sete anos. Erikson prolongou esses estádios de desenvolvimento, para ele o desenvolvimento dá-se ao longo de toda a vida, no entanto considerava que a infância tinha uma importância acrescida. Freud, na sua teoria, destacou os aspectos negativos e patológicos do desenvolvimento emocional e Erikson delineou dimensões positivas e negativas para cada um dos períodos, mas dando mais importância aos aspectos positivos.
Enquanto Freud focalizava a sua teoria principalmente no inconsciente, Erikson focava a sua teoria sobretudo no ego, como sendo um organismo autónomo e no qual se desenvolvem actividades cognitivas como percepção, atenção, memória e aprendizagem, que não são só instintivas.
Erikson considera que o que impulsiona o desenvolvimento é o Princípio Epigenético - diz respeito ao desenvolvimento da personalidade de acordo com um plano de base que constitui um mapa de potencial e que se incrementa segundo uma sequência lógica. Quando a relação da criança com o meio for saudável e a crise de cada estádio de desenvolvimento for resolvida, a criança está em condições de passar para o outro estádio. Podemos dizer que nos estádios de desenvolvimento cada fase influencia a seguinte, assim como o ambiente e as relações com os outros têm influência na personalidade de cada um.
Erikson formulou o seu quadro de referência para o desenvolvimento psicológico em termos de estádios de crises sucessivas que resultam das exigências que a sociedade impõe ao indivíduo. O conceito de “crise” é fundamental na teoria de Erikson para a estruturação da personalidade ou identidade pessoal. Conforme for resolvida a crise, o indivíduo ficará mais apto a dominar o ambiente que o rodeia e a ser capaz de se compreender melhor a si aos outros.
As crises psicológicas permitem que o sujeito adquira sentimentos como a esperança, vontade, capacidade de iniciar actividades, competência, fidelidade, amor, cuidado, sabedoria ou, ao invés, desconfiança, sentimentos de perda de controlo, medo, sentimento de inferioridade, confusão, isolamento, auto-indulgência, desgosto face à vida e desespero face à morte. Estes sentimentos surgem ao longo do ciclo de vida, distribuídos por oito idades. Quando a resolução da crise é favorável dá-se uma aquisição positiva que é a virtude específica.
À semelhança de Freud, Erikson também considera que, se uma etapa da vida não for bem resolvida, poderá causar perturbações psicológicas ao longo da vida do indivíduo. Para Erikson a tarefa principal é a construção da identidade pessoal.
Fonte:
Sprinthall,N. A. & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional Uma abordagem Desenvolvimentista. Lisboa: McGraW-Hill
 

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