Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

quarta-feira, 10 de março de 2010

Educação Visual e Tecnológica

Numa abordagem à disciplina de Educação Visual e Tecnológica é pertinente uma alusão ao Currículo Nacional do Ensino Básico que refere que a Educação Artística deve contribuir para a literacia em artes, o que implica o desenvolvimento de competências em quatro eixos estruturantes:
1. Apropriação das linguagens das artes,
2. Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação;
3. Desenvolvimento da criatividade;
4. Compreensão das artes no contexto.
A Educação Visual e Tecnológica é uma disciplina que faz a abordagem de aspectos visuais e tecnológicos, dentro de uma área pluridisciplinar de Educação Artística e Tecnológica. Neste sentido, esta disciplina surge no plano curricular do 2º ciclo do Ensino Básico como uma disciplina integradora dos diferentes saberes
A disciplina não tem como objectivos a formação de artistas nem a formação de técnicos, mas sim a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade. Desenvolver nos alunos, a percepção, a sensibilidade estética, a criatividade, a capacidade de comunicação, o sentido crítico, as aptidões técnicas e manuais, o entendimento do mundo tecnológico, o sentido social, a capacidade de intervenção e de resolução de problemas.
A disciplina desenvolve-se segundo uma pedagogia centrada no relacionamento do aluno com o meio e com os outros. A sala de aula deve ser um local de criatividade, não só na execução, mas também na planificação dos trabalhos, na busca constante de soluções para os diversos problemas.
A Educação Visual e Tecnológica é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos de forma global. Constitui um instrumento imprescindível para compreender o mundo, explorar novos valores e entender as diferentes culturas.
O incremento de actividades artísticas na escola pode estimular os alunos a aprender, através da arte a criança consegue desenvolver características indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. O ensino realizado através de actividades práticas torna-se mais significativo e interessante, pois os alunos são os sujeitos da sua própria aprendizagem. Por outro lado o contacto com a arte amplia o universo cultural das crianças e dos jovens. No entanto temos que concluir que para a arte conquistar um lugar de destaque na educação é necessário que os professores tenham uma postura inovadora para que esta área seja trabalhada de forma significativa e leve os alunos a terem mais prazer e satisfação em aprender.
 

©2009 Ensin@rte | by TNB