quarta-feira, 10 de março de 2010
Educação Visual e Tecnológica
Numa abordagem à disciplina de Educação Visual e Tecnológica é pertinente uma alusão ao Currículo Nacional do Ensino Básico que refere que a Educação Artística deve contribuir para a literacia em artes, o que implica o desenvolvimento de competências em quatro eixos estruturantes:
1. Apropriação das linguagens das artes,
2. Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação;
3. Desenvolvimento da criatividade;
4. Compreensão das artes no contexto.
A Educação Visual e Tecnológica é uma disciplina que faz a abordagem de aspectos visuais e tecnológicos, dentro de uma área pluridisciplinar de Educação Artística e Tecnológica. Neste sentido, esta disciplina surge no plano curricular do 2º ciclo do Ensino Básico como uma disciplina integradora dos diferentes saberes
A disciplina não tem como objectivos a formação de artistas nem a formação de técnicos, mas sim a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade. Desenvolver nos alunos, a percepção, a sensibilidade estética, a criatividade, a capacidade de comunicação, o sentido crítico, as aptidões técnicas e manuais, o entendimento do mundo tecnológico, o sentido social, a capacidade de intervenção e de resolução de problemas.
A disciplina desenvolve-se segundo uma pedagogia centrada no relacionamento do aluno com o meio e com os outros. A sala de aula deve ser um local de criatividade, não só na execução, mas também na planificação dos trabalhos, na busca constante de soluções para os diversos problemas.
A Educação Visual e Tecnológica é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos de forma global. Constitui um instrumento imprescindível para compreender o mundo, explorar novos valores e entender as diferentes culturas.
O incremento de actividades artísticas na escola pode estimular os alunos a aprender, através da arte a criança consegue desenvolver características indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. O ensino realizado através de actividades práticas torna-se mais significativo e interessante, pois os alunos são os sujeitos da sua própria aprendizagem. Por outro lado o contacto com a arte amplia o universo cultural das crianças e dos jovens. No entanto temos que concluir que para a arte conquistar um lugar de destaque na educação é necessário que os professores tenham uma postura inovadora para que esta área seja trabalhada de forma significativa e leve os alunos a terem mais prazer e satisfação em aprender.