Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ser professor

Na minha opinião, o professor é um elemento activo no processo educativo ao qual são atribuídas várias funções.

Na sua acção como educador, para além de transmitir informações e ajudar o aluno construir o seu conhecimento, tem também responsabilidade na sua formação cultural e cívica. Isto é muito mais do que transmitir conteúdos das matérias curriculares para o desenvolvimento intelectual da sociedade / humanidade. É fundamentalmente ensinar a ser cidadão.

É necessário ensinar aos alunos que têm direitos e deveres que devem cumprir e respeitar para que todos possam viver dignamente em sociedade.
O professor deve trabalhar os valores, a importância de respeitar os outros para serem respeitados. Tem obrigação de despertar nos alunos a curiosidade, o gosto pelo saber, a criatividade, ensinar a pensar e a saber ouvir, estimular a solidariedade e a cooperação. O professor deve contribuir para que os alunos ganhem autonomia e cumpram as suas tarefas com responsabilidade.

O professor é um mediador que ajuda o aluno a construir a sua identidade e a atingir os seus objectivos.

No entanto, actualmente, o professor, para além das suas funções inerentes, adquiriu novas responsabilidades, novos papéis gradualmente mais difusos. O seu trabalho intensificou-se e espera-se que este seja igualmente administrativo, técnico de educação sexual, psicólogo, assistente social, organizador de eventos, actor, entertainer, … por vezes, num claro prejuízo para o próprio e para a qualidade do ensino aos seus alunos.
 

©2009 Ensin@rte | by TNB