Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Educação

Educação – do Latim “ educatìo,ónis” acção de criar, de nutrir; cultura, cultivo.
Educação teve origem na necessidade do homem passar aos seus descendentes a sua informação, a sua herança cultural. É por isso, um fenómeno de todas as sociedades. É a transmissão de conhecimentos, culturas, modos de ser e estar necessários para que o ser humano tenha um papel activo e responsável na sociedade.
Educação é um processo contínuo de formação que tende a influenciar o indivíduo e contribuir para o desenvolvimento integral de todas as faculdades humanas.
O processo de educação começa no âmbito familiar, quando os pais ou familiares ensinam às crianças o que consideram estar certo, os seus valores, segundo a sua cultura e tradições. Isto será a educação informal. Num segundo momento da vida da criança, a escola surge como um espaço onde adquire conhecimentos de diferentes áreas do saber. Esta prática educativa formal ocorre em espaços próprios de ensino e dá-se de forma intencional e com regras e objectivos determinados, como é o caso das escolas. No entanto, o papel da escola não pode ser só o de transmitir conhecimentos mas também dar continuidade ao processo iniciado na família, educando as crianças e jovens para a vida através da disciplina, do estímulo ao exercício da cidadania.
Embora essas duas instituições básicas – família e escola - sejam complementares e se possam articular, elas são bastante diferentes nas suas origens e objectivos. A família espera que a escola cumpra com a sua função pedagógica e formadora, mas a escola espera, igualmente, o acompanhamento e cooperação em todo o processo por parte da família.
Podemos ainda incluir na educação do ser humano a educação não formal, onde são desenvolvidas certas competências não certificadas, nomeadamente as que são adquiridas fora dos espaços normalizados para o efeito, sejam elas de carácter mais social, técnico, lúdico ou outras.
 

©2009 Ensin@rte | by TNB