Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A escola

Na minha opinião, a escola é o principal espaço de formação e preparação das novas gerações. É um local de partilha de saberes, um espaço que deve contribuir para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
A escola deve desenvolver nos alunos valores e conceitos para a vida plena em cidadania, deve levá-lo a descobrir que tem direitos e deveres a exercer. São tarefas bastante difíceis mas que devem ser assumidas por todos os envolvidos no trabalho escola.
Na escola, o professor é um mediador no processo ensino-aprendizagem que, através de diversos procedimentos e estratégias cognitivas, conduz o aluno à sua própria aprendizagem. No entanto a escola deve actuar de forma abrangente, não tendo só como objectivo a instrução. Deve procurar melhorar todos os aspectos que constituem o ser humano, deve dotar os indivíduos não só de conhecimentos, ideias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e regras de comportamento. Assim, a escola, tem como objectivo principal a socialização dos alunos para prepará-los para sua inclusão no mundo do trabalho e na sociedade. A escola deve formar cidadãos críticos e conscientes preparando-os para a vida.
No entanto, o êxito do processo educacional não depende só da escola, mas também da relação com a sociedade e da actuação e participação da família, que deve estar atenta a todos os aspectos do desenvolvimento do educando.
As escolas contribuem para que as sociedades se perpetuem e podem exercer um papel determinante nas mudanças sociais, pois transmitem valores morais que integram as sociedades. Na sociedade actual, os novos desafios as novas formas de trabalho e de organização social são problemas que exigem novas soluções e muito mais empenho das escolas e de todos os intervenientes neste processo educativo.
 

©2009 Ensin@rte | by TNB