Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Carl Rogers (1902-1987)

Carl Rogers nasceu a 8 de Janeiro de 1902, em Oak Park, Illinois, EUA. Considerado um grande Psicólogo e importante pensador americano, foi um precursor da psicologia humanista e criador da teoria conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa. Concluiu o curso de História depois de frequentar o curso de Agronomia, matriculou-se também em Teologia onde contacta com uma visão mais liberal da educação. Depois interessou-se particularmente pela psicologia e pela psicopedagogia. Liderou um grupo de pesquisadores que realizou um estudo intensivo e controlado, utilizando a psicoterapia centrada no cliente com pacientes esquizofrénicos, obtendo muitos dados de interesse científico. Foi o início de uma abordagem mais humana junto dos pacientes hospitalares. Desde 1964, Rogers associou-se ao Centro de Estudos da Pessoa, em La Jolla, Califórina, entrando em contacto com outros teóricos humanistas, como Maslow, e filósofos, como Buber e outros. Maslow considerou Rogers como um dos principais responsáveis pelo acesso e reconhecimento dos psicólogos ao universo clínico, antes dominado pela psiquiatria médica e pela psicanálise.
Defensor de uma pedagogia liberal não-directiva, em 1971 dirige a sua atenção especialmente para a Educação, aplicando as experiências do seu consultório, com a proposta da pedagogia centrada no aluno.
A teoria de Carl Rogers apela à reflexão sobre as mudanças necessárias na educação e no relacionamento entre aluno e professor, visando a busca de uma aprendizagem significativa e qualitativa. ROGERS (1997) refere: ”Por aprendizagem significativa entendo aquela que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação da acção futura que escolhe ou nas suas atitudes e na sua personalidade”.
Rogers não vê o aluno como uma “tábua rasa” mas sim um sujeito com capacidades, potencialidades e características direccionadas para a realização.
Para Rogers, ensinar é mais que transmitir conhecimentos, é estimular a curiosidade, é instigar o desejo de aprofundar os conhecidos. É desafiar o aluno a confiar em si mesmo e desenvolver a sua autonomia, pois considera que a aprendizagem só é duradoura se o sujeito aprender a aprender. As aulas deixam de ser expositivas e o conhecimento constrói-se através de actividades de autoformação individual e do trabalho em pequenos grupos. Este modelo educativo valoriza muito a criatividade e os factores emocionais, em detrimento do domínio cognitivo. O professor deve ter uma atitude flexível e o seu papel deve ser orientar o aluno na sua própria aprendizagem, tendo por finalidade a sua realização como ser humano. Este processo deve prosseguir num clima de liberdade e autonomia.
A avaliação neste processo ensino/aprendizagem é uma avaliação contínua, realizada no dia-a-dia.
Carl Rogers foi, por duas vezes, eleito presidente da Associação Americana de Psicologia e recebeu desta associação os prémios de Melhor Contribuição Científica e o de Melhor Profissional. Publicou 16 livros, dentre os quais se destacam: "Tornar-se Pessoa", "Um Jeito de Ser" e "Terapia Centrada no Cliente".
Penso que esta pedagogia não-directiva, aprendizagem centrada na pessoa é revolucionária e transformadora pois tem em conta o desejo natural de todo o aluno de participar e interferir em seu próprio processo. Faz com que o aluno estabeleça critérios e determine objectivos para a sua formação. O conhecimento construído pode ser muito mais duradouro e de acordo com os interesses do aluno. No entanto, na minha opinião, outros aspectos serão também importantes na educação, como o desenvolvimento cognitivo, e os resultados de aprendizagem. Se os resultados da aprendizagem não são avaliados nem valorizados, penso isso que pode conduzir à desmotivação de muitas crianças e jovens.
A autonomia da aprendizagem requer grandes mudanças, quer na mentalidade da sociedade em geral, quer ao nível de infra-estruturas no sistema educativo, como sistemas de apoio com condições e materiais disponíveis para todos. Penso que o actual sistema educativo, principalmente ao nível da formação superior, caminha para a autonomia do aluno, nomeadamente com o ensino à distância e a utilização das novas tecnologias. No entanto, noutros níveis de ensino, penso que este modelo educativo terá algumas dificuldades na sua execução.

http://elisakerr.wordpress.com/concepcao-de-aprendizagem-de-carl-rogers/
http://genigonosovo.blogspot.com/
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