Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Paulo Freire - Pedagogia da autonomia


«Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino» - Paulo Freire
Paulo Freire (1921 — 1997) É considerado um dos grandes pensadores na história da pedagogia. Foi um educador brasileiro destacando-se na área da educação popular, no âmbito da escolarização e da formação da consciência. Paulo Freire apresentou propostas pedagógicas no campo da educação, com vista ao desenvolvimento da autonomia dos alunos, dando valor á cultura e aos seus conhecimentos. Valorizava a simplicidade, o humanismo e a curiosidade dos intervenientes no processo ensino aprendizagem. Defendeu que era necessária a formação ética dos educadores com vista a estimularem os educandos na reflexão crítica da sociedade. Acusa a escola de passividade  face ao racismo e à exploração  dos trabalhadores, e ainda, de ser um entrave ao desenvolvimento das classes oprimidas. Paulo Freire desenvolveu uma nova metodologia para o desenvolvimento da literacia em adultos, defende uma educação para todos, sendo que uma das suas grandes contribuições foi no campo da educação dos mais desfavorecidos. No entanto dizia que “não existe uma educação neutra, pois todo o acto da educação é um acto político”.
Na pedagogia de Paulo Freire o centro da educação não é a pessoa mas sim o povo oprimido, visando um comprometimento social e político.
A pedagogia crítica de Paulo Freire deve ser objecto de reflexão para todos os educadores e professores, pois as suas ideias e ideais humanistas podem contribuir para a formação de pessoas mais críticas e conscientes e que se envolvam na construção de um mundo melhor e mais justo para todos os seres humanos.

Fontes: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessário à pratica educativa, 36 ed. São Paulo: Paz Terra, 2007.
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