sábado, 13 de fevereiro de 2010
Paulo Freire - Pedagogia da autonomia
«Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino» - Paulo Freire
Paulo Freire (1921 — 1997) É considerado um dos grandes pensadores na história da pedagogia. Foi um educador brasileiro destacando-se na área da educação popular, no âmbito da escolarização e da formação da consciência. Paulo Freire apresentou propostas pedagógicas no campo da educação, com vista ao desenvolvimento da autonomia dos alunos, dando valor á cultura e aos seus conhecimentos. Valorizava a simplicidade, o humanismo e a curiosidade dos intervenientes no processo ensino aprendizagem. Defendeu que era necessária a formação ética dos educadores com vista a estimularem os educandos na reflexão crítica da sociedade. Acusa a escola de passividade face ao racismo e à exploração dos trabalhadores, e ainda, de ser um entrave ao desenvolvimento das classes oprimidas. Paulo Freire desenvolveu uma nova metodologia para o desenvolvimento da literacia em adultos, defende uma educação para todos, sendo que uma das suas grandes contribuições foi no campo da educação dos mais desfavorecidos. No entanto dizia que “não existe uma educação neutra, pois todo o acto da educação é um acto político”.
Na pedagogia de Paulo Freire o centro da educação não é a pessoa mas sim o povo oprimido, visando um comprometimento social e político.
A pedagogia crítica de Paulo Freire deve ser objecto de reflexão para todos os educadores e professores, pois as suas ideias e ideais humanistas podem contribuir para a formação de pessoas mais críticas e conscientes e que se envolvam na construção de um mundo melhor e mais justo para todos os seres humanos.
Fontes: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessário à pratica educativa, 36 ed. São Paulo: Paz Terra, 2007.
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