Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

domingo, 14 de fevereiro de 2010

João de Deus - Poeta lírico e pedagogo.

João de Deus (1830 - 1896) envolveu-se nas campanhas de alfabetização, escreveu a Cartilha Maternal, criando um novo método de ensino da leitura, que o distinguiu como pedagogo. A Cartilha Maternal foi publicada pela 1ª vez em 1876 e baseia-se no princípio que concebe a aprendizagem da leitura na sequência da aprendizagem da linguagem oral. Este método inovador, na época, foi aprovado como o método nacional de aprendizagem da escrita da língua portuguesa, mais tarde, o seu uso torna-se facultativo.
João de Deus defendia o desenvolvimento das classes mais desfavorecidas e o culto pelos valores nacionais. O seu modelo educativo visava uma educação Integral, tendo em conta os períodos sensíveis da criança portuguesa, uma educação sensorial, perceptiva e motora, incluindo a educação física nas escolas. Respeitava a espontaneidade e pretendia desenvolver gradualmente o raciocínio da criança. Privilegiava o ensino individualizado, desde a idade dos cinco anos, o método da cartilha maternal era usado no ensino da leitura. A matemática devia ser ensinada com material específico. A observação e o contacto com a natureza eram fundamentais, assim como actividades de expressão gestual e artística (desenho, trabalhos manuais, música). O educador aplica uma pedagogia directiva, tendo em vista o desempenho e sucesso escolar da criança.
Organização Educativa era feita por níveis etários com programa específico para cada nível. Era favorecida a disciplina activa com a exclusão de prémios e castigos. A avaliação tem em conta a identidade de cada criança e a programação realizada.
O ambiente físico e humano também são objectos de preocupação, valoriza-se a funcionalidade mas também a sensibilidade artística. Os materiais para as actividades como a educação sensorial, perceptiva, actividades plásticas, motora e física também passam a ter especial destaque. Os livros, materiais de apoio e imagens são importantes para a aprendizagem.
O Modelo Pedagógico João de Deus, tem ainda como objectivos desenvolver valores, estimular a iniciativa e a criatividade, promover o brincar. Contempla o direito à educação de qualidade e adequada à idade dos alunos e o combate ao analfabetismo do povo português. João de Deus foi um grande pedagogo que promoveu grandes alterações no sistema de ensino português.

Fontes:
Fevereiro 13, 2008 Publicado por grandesnomeseducacao | Cartilha Maternal, Século XIX
http://blogs.esecs.ipleiria.pt/nebasica/2009/08/17/metodologia-joao-de-deus
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