Bem - vindos ao meu Blog que pretende ser um espaço de partilha e construção de saberes.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Pedagogia Geral – História, Correntes e Modelos Educacionais, do curso de Educação Visual e Tecnológica, do Instituto Piaget de Viseu, com a coordenação do Doutor Carlos Jorge Correia.

Deste Blog irão constar trabalhos de índole diversificada, como por exemplo: reflexão em torno de temas educativos; trabalhos realizados individualmente ou em grupo; divulgação de actividades através de registos fotográficos ou vídeo; eventuais pesquisas sobre o artesanato; temas relacionados com o património e com a arte, daí o nome "Ensin@rte" - "A arte do ensino e o ensino da arte"

Considero que esta ferramenta poderá ser muito útil, não só como instrumento de aprendizagem, mas também para a nossa formação enquanto cidadãos e educadores de uma sociedade tecnológica e exigente, em constante mudança, que urge acompanhar para não nos sentirmos “obsoletos” e ultrapassados.

Estas novas tecnologias têm um papel muito mais apelativo e, por conseguinte, exercem um contributo fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem, principalmente das crianças e dos jovens.

O blog é um instrumento pedagógico de carácter pouco formal que concilia, neste caso, duas vertentes: a tecnológica e a pedagógica.

Nova visão de Guernica

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html
O blog ainda está a ser alvo de algumas "afinações". Pelo facto, peço desculpa aos leitores

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Teoria de Maslow

“Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser. A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização.”
Abraham Harold Maslow (1908 – 1970)


Abraham Maslow, psicólogo reconhecido pelo seu trabalho, defendeu uma das mais importantes teorias de motivação. Para este estudioso, a satisfação das necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia de importância, considerando uma pirâmide, na base estão as necessidades mais básicas como as necessidades fisiológicas e no topo, as necessidades mais elevadas ou seja, as necessidades de auto realização.
Na maior parte das sociedades com um nível de vida mais elevado, as pessoas têm as suas necessidades primárias satisfeitas por isso não têm muito efeito motivacional. Nesses indivíduos predominam as necessidades secundárias (sociais, estima e auto-realização). Nas sociedades com um nível de vida mais baixo, onde por vezes as necessidades primárias (fisiológicas, segurança) não são totalmente satisfeitas, o comportamento das pessoas é mais influenciado.
O ser humano quando nasce tem já certas necessidades fisiológicas – inatas ou hereditárias –, depois segue um caminho de aprendizagem surgindo, então, novas necessidades. Assim que um indivíduo satisfaz as necessidades fisiológicas e de segurança, vão surgindo as necessidades secundárias – sociais, estima e auto-realização. Estas só surgem se as necessidades básicas estiverem minimamente satisfeitas.
No entanto, Maslow salienta que nem todos alcançam os últimos patamares. Nalguns casos alguns indivíduos não chegam a alcançar sequer o quarto patamar, pois não conseguiram ver resolvidas as suas necessidades mais básicas – de segurança, de afecto ou sociais.

Fontes:
Sprinthall, Norman A. e Sprinthall, Richard C. Psicologia Educacional, Portugal: McGraw-Hill, 1993
Chiavenato, Idalberto, Recursos humanos na Empresa, São Paulo: Editora Atlas S.A., 1991
Esquema: http://novo-mundo.org/log/wp-content/uploads/maslow.jpg

 

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