Abraham Harold Maslow (1908 – 1970)
Abraham Maslow, psicólogo reconhecido pelo seu trabalho, defendeu uma das mais importantes teorias de motivação. Para este estudioso, a satisfação das necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia de importância, considerando uma pirâmide, na base estão as necessidades mais básicas como as necessidades fisiológicas e no topo, as necessidades mais elevadas ou seja, as necessidades de auto realização.
O ser humano quando nasce tem já certas necessidades fisiológicas – inatas ou hereditárias –, depois segue um caminho de aprendizagem surgindo, então, novas necessidades. Assim que um indivíduo satisfaz as necessidades fisiológicas e de segurança, vão surgindo as necessidades secundárias – sociais, estima e auto-realização. Estas só surgem se as necessidades básicas estiverem minimamente satisfeitas.
No entanto, Maslow salienta que nem todos alcançam os últimos patamares. Nalguns casos alguns indivíduos não chegam a alcançar sequer o quarto patamar, pois não conseguiram ver resolvidas as suas necessidades mais básicas – de segurança, de afecto ou sociais.
Fontes:
Sprinthall, Norman A. e Sprinthall, Richard C. Psicologia Educacional, Portugal: McGraw-Hill, 1993
Chiavenato, Idalberto, Recursos humanos na Empresa, São Paulo: Editora Atlas S.A., 1991
Esquema: http://novo-mundo.org/log/wp-content/uploads/maslow.jpg
